Dois ouvidos e uma boca, por que ?


"...Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo...A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno...De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim."(Tg.3.1-10)


O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Provérbios 28:9O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio. Provérbios 12:15

Outro dia durante uma conversa com um amigo, me surgiu a questão que dá o titulo desta postagem, mas foi lendo os versos Bíblicos que citei acima que me veio a resposta que agora quero compartilhar com todos vocês.

Não que devemos ser seduzidos pelas diversas opiniões das pessoas ao nosso redor, mas é importante ouvir a opinião delas com humildade. Não devemos seguir cegamente as pessoas nem ser totalmente influenciados por elas. Nas diversas opiniões há pontos positivos, adequados. Observando cada posição, não podemos rejeitá-la totalmente nem aceitá-la cegamente.

Como descrever isso ? Vou dizer assim : Certa pessoa se fez a seguinte pergunta: "Por que o ser humano possui duas orelhas e uma boca ?".Talvez houvesse diversas respostas, mas mas não-satisfatórias. Então pensamos juntos "São as orelhas (ouvidos) órgãos destinados a ouvir o que os outros dizem; e a boca (língua) é um órgão para falar o que queremos. Assim,Deus nos ensina a ouvir os outros e principalmente Ele mesmo O próprio Deus duas vezes mais do que falamos !"

Penso agora que essas palavras nos ensinam muito. Quantas vezes nós asseveramos com maior intensidade nossas próprias opiniões e deixamos,enumeras vezes, de fazer se quer o esforço para ouvir o que os outros e até mesmo Deus falam. Pense nisso !

Não resta dúvidas de que " ouvir outras opiniões" é algo muito importante para o nosso crescimento, serve também para uma auto-correção,para adquirir novos conhecimentos e também para criar boas relações com as pessoas num geral.

Mas isso é bem diferente de ser seduzido por quem quer que seja, importante é ouvir as pessoas mas sem se deixar "levar" por elas, sem se deixar ser seduzidos por elas. Se não mantemos bem clara essa diferença corremos o risco de nos sujeitar as opiniões diversas, onde as conseqüências podem ser pior do que não ouvir nada . Sendo assim,não nos trará proveito nenhum.

Somente depois de julgar corretamente as opiniões e discernir o que se deve aceitar e o que não se deve aceitar, sempre levando em conta a vontade de Deus já prescrita na Bíblia é que devemos fazer com que essas opiniões tenham algum valor. Se for pra rejeitar tudo será o mesmo que não ter ouvido nada desde o princípio. E também se aceitamos tudo o que ouvimos sem fazer nenhum juízo próprio, é o mesmo que não ter opinião própria.

Portanto de ouvidos a tudo, mas antes examinando o que se ouve nunca se deixe levar pela mídia ou até mesmo por lideres religiosos que já se apostataram da primeira Fé.

Deus te oriente,na Fé !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...