Dois tipos de humildade


O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade precede a honra.(Prov.15.33)


Existem dois tipos de humildade: a falsa e a verdadeira. A humildade falsa é aquela em que a pessoa se posiciona humilde diante dos superiores,com o fim de iludi-los e assim conquistar a confiança deles,para mais tarde tirar proveito disso.

Esse tipo de humildade é inteligente,astuciosa e profundamente diabólica. É claro que mais cedo ou mais tarde ela será desmascarada,entretanto,até chegar a esse ponto,provoca um grande estrago entre aqueles que são realmente humildes.

A A humildade de espírito é aquela que o Senhor Jesus ensinou,aliás,foi o seu primeiro ensinamento para os Seus dicipulos ,quando assegurou:Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus(Mt.5.3)

Quando o Senhor Jesus fala sobre humildes de espírito,deixa-nos margem para admitir outros tipos de humildade,as quais consideramos falsas,como foi a a "humildade" de Judas Iscariotes diante do Senhor e dos demais companheiros,até que se revelou como traidor.

Veja que o currículo dos cursos de liderança do mundo,nos quais se avolumam a preeminência,a publicidade e a autopromoção,não inclui a humildade. Falando aos discípulos,o Senhor Jesus disse:"Mas quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;(Mc.10.43)

Um dos maiores lideres de que já ouvi falar é Paulo o apóstolo se não o maior e quanto a este assunto ,Paulo seguia de perto as pegadas de seu Senhor." Paulo nada tinha de obstinação que é exclusiva do homem consciente de sua própria grandeza.

Ele viveu na humildade de um grande arrependimento. Embora não insistisse nesse ponto de maneira mórbida ,ele nunca se esqueceu que fora implacável na perseguição à igreja de Deus; e quando seus inimigos disseram que ele não merecia viver ,não discutiu tal avaliação. Um sentido sempre presente de divida levava-o a fazer uma humilde estimativa de si próprio. Não desejava ter reputação maior do que merecia "Mesmo que eu preferisse gloriar-me não seria insensato, porque estaria falando a verdade. Evito fazer isso para que ninguém pense a meu respeito mais do que em mim vê ou de mim ouve.(2Cor.12.6)

Ele orientou aos colossenses a que se acautelassem de uma humildade autoconsciente ,ascética que na realidade é a mais sutil forma de orgulho. "Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.
Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça,...(Cl.2.18,19)


A humildade de paulo era uma característica progressiva,que se aprofundava com o passar dos anos. 'Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.(1Cor.15.9) Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo( Ef.3.8) Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.(1Tm.1.15)

Embora ele fosse genuinamente humilde e sem falsa modéstia,de maneira alguma Paulo recuava quando se tratava de defender seu ofício e autoridade de apóstolo."O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.Todavia, não me julgo nem um pouco inferior a esses "super-apóstolos".Eu posso não ser um orador eloqüente; contudo tenho conhecimento. De fato, já manifestamos isso a vocês em todo tipo de situação.(2Cor.11.3-6)

Contantemente me maravilho em face do sadio equilíbrio que Paulo observa em áreas sensíveis.

Muito embora a humildade seja uma condição de aparente fraqueza diante daquele que não têm conhecimento da salvação em cristo Jesus,na realidade ela é fundamental no relacionamento com Deus, Porque para considerar o Jesus como Senhor é preciso submeter-se a Ele como servo.

Quantas são as pessoas convencidas de estarem convertidas,presas ao orgulho pessoal,que não reconhecem a necessidade sepultara sua carne,outras estão presas à timidez ou à vergonha,por pensarem nas supostas críticas de outras pessoas.

E o senhor Jesus não tem servo que não seja humilde de espírito . ao contrario ,pois essa é a qualidade essencial dos que desejam servir a Ele. Ora , quem pode ter a capacidade de servir ao Senhor Jesus,ser instrumento do Seu Santo Espírito e obedecer à sua Palavra de todo coração se não tiver no caracter esse fundamento basico??

'Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará(Jo.12.26)

Deus te oriente,na Fé !

4 comentários:

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...