À consciência que elogia

Aqui,também como no artigo anterior o apostolo apresenta quatro estados progressivos.
Uma consciência aprovadora é um premio superior aos rubis. A consciência é tão fiel em elogiar o que é certo como em condenar o que é errado. " Portanto, meus queridos amigos, se o nosso coração [consciência] não nos condena, temos coragem [confiança] na presença de Deus. (1 Jo.3 21). O Apostolo Paulo nos mostra quatro estados desejáveis de consciência .

Uma consciência limpa. " conservando o mistério da fé com a consciência limpa."(1 Tm. 3.9). É certo que uma consciência limpa ou pura é agudamente sensível à a aproximação do mal. Conservamo-la limpa quando obedecemos plenamente à luz que a Palavra de Deus jorra sobre nossa conduta.

Uma boa consciência é a possessão daquele que aceita os ditames de sua consciência limpa em todas as coisas." Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia..(1Tm.1.5). O que quer dizer,de uma consciência e fé,não fingida, limpa e verdadeira,só assim conseguimos viver " mantendo fé e boa consciência". (1Tm.1.19) Então a reprovação que provem da boa consciência é aceita e obedecida.

Consciência pura. "Por isso faço tudo me esforçando por ter sempre consciência pura diante de Deus e das pessoas. (Atos 24.16). Posso até dizer que este é o estado feliz em que nenhuma voz acusadora pode perturbar nossa paz com Deus,ou frustrar nossas relações com as pessoas. Agora perder esta serenidade e calma de coração e mente por amor a alguma gratificação passageira é querer pagar um preço muito alto.

Uma consciência aperfeiçoada,mediante a purificação do sangue de Cristo. "...se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes" (Hb 9.9)." muito mais o sangue de Cristo...purificará a nossa consciência" (Hb.9.14) em outras versões pode ser lido assim " Quer dizer que as ofertas e os sacrifícios ... oferecidos a Deus não tornam perfeito o coração das pessoas que o adoram...Se isso é assim, imaginem então quanto maior ainda é o poder do sangue de Cristo!... o seu sangue nos purifica por dentro, tirando as nossas culpas; assim podemos servir ao Deus vivo. [NTLH].

Em outra palavras a consciência não é capaz de curar os seus próprios males;de modo que se o seu possuidor quiser gozar de paz com Deus,ele deve se apropriar-se pessoalmente da provisão do sangue de Cristo.

Resta dizer que a consciência não é infalível; mas que ela é um fator que reage fielmente aos padrões que aceitou. Por exemplo a consciência de um hindu,que protestaria em voz alta contra matar uma vaca,não protestava de forma alguma quando se queimava uma viúva sobre a pira funeral. É uma questão do padrão do qual a consciência dá testemunho. outro exemplo é as consciências dos que conduziram a Inquisição aprovam suas ações,mais não os justifica.

Devo dizer que o delicado mecanismo da consciência se desequilibrou na queda do homem ainda no Éden. E ainda digo que toda consciência demanda ajustamento,e só funcionará corretamente quando for acertada com os padrões bíblicos. O apostolo Paulo afirmou que este ajuste exigia esforço moral de sua parte. "Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura".

Veja que o próprio Apostolo Paulo,cegado pelo preconceito e pelo fanatismo,reagiu a uma consciência não ajustada às Escrituras. E como se arrependeu amargamente quando viu a verdadeira natureza das ações que sua consciência havia aprovado antes!

A pessoa perturbada por uma consciência condenadora deveria lembrar-se de que mediante arrependimento, o pior pecado pode ser perdoado,e desaparecerá imediata e completamente da consciência. É O Espírito Santo,que se deleita em aplicar,o solvente do sangue de Cristo à consciência contaminada,também se deleita em capacitar o cristão a viver com uma consciência sem ofensa,e tudo isso em resposta à Fé.

Como podemos notar a nossa consciência cristã deve estar acertada com os padrões bíblicos,sem preconceitos e fanatismos e isso é possível quando pessoalmente apropriamos-se da provisão do sangue de Cristo.

Que Deus nos oriente,na Fé !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...