À consciência


Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens.(Atos 24.16)

Uma consciência que condena não é bem para o cristão. mais do que qualquer outro escritor do novo testamento,Paulo ministra ensino cloro sobre a função da consciência. Um aspecto muito importante da verdade ,visto que a consciência contribui tanto para nosso bem-estar emocional. A ignorância desta função ou a persistente desobediência ao que ela determina pode levar a grandes distúrbios espirituais . É necessário,portanto,que o cristão saiba o que a Bíblia diz sobre este assunto. As freqüentes referências de Paulo ao estado de sua consciência mostra o quanto ele considerava importante o seu funcionamento adequado.

Tem-se definido a consciência como o testemunho e juízo da alma que aprova ou desaprova os atos da vontade. Parece que ela é uma atividade especial do intelecto e das emoções,que capacita o indivíduo a distinguir entre o bem e o mal , a fazer distinções morais...

Esta faculdade é que torna culpável o pecado do homem e o distingue dos seres irracionais. Ela contém a idéia do homem sendo co-testemunha de Deus a favor de si mesmo,ou contra, de acordo com a própria estimativa que ele faz de suas ações.

A consciência não é ,porém,uma faculdade executiva. Ou seja ele não tem poder de obrigar o homem a proceder direito ou cessar de proceder errado. Ela dá seu veredicto produz a emoção apropriada,mas deixa à vontade do homem atuar à luz do que ela jugou. Ela não tem nenhuma responsabilidade mais. É como o termômetro que, embora assinale a temperatura,nunca cria nem modifica essa temperatura. Quando como disse alguém, obedecemos à nossa consciência,vivemos em bem-aventuranças. Quando porém lhe desobedecemos, ela clama como João Batista:
"NÃO TE É LICITO !"

Uma consciência condenadora é nosso próximo post. aguarde!

Que Deus te oriente,na Fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...