Zelo e veemência, ou insanidade ?

A semelhança de Nosso Mestre,devemos ser sinceros e zelosos em toda obra que realizamos para Deus. Veja que a família de Jesus,ao observar seu intenso zelo: "..., saíram para o segurar; porque diziam: Ele está fora de si.(Mc.3.21). O governador Festo disse a mesma coisa de Paulo. disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras tiram-te o juízo.(At.26.24. E não é o mesmo que nos acontece,quando nos chamam de fanáticos e abitolados ?

E até mesmo em meio a igreja,vemos que,quanto mais zeloso é o líder,mais ele é perseguido e taxado como grosso,inflexível... e por que?

Porque a mente mundana compara o zelo pelas coisas divinas com a insanidade,mas aos olhos de Deus esse zelo tem o mais alto valor.

Falando no templo à multidão acerca de sua vida antes de ser regenerado, o Apostolo disse:Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade, e instruí-me aos pés de Gamaliel conforme o rigor da Lei de nossos pais, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje;(At.22.3)

Paulo levou para a sua nova vida toda a sua antiga veemência,mas o Espírito Santo dirigiu-a para novos e produtivos canais. A palavra " zelo" significa "fervor" (o entusiasmo que borbulha irresistivelmente no coração.

Quando os discípulos viram o Mestre no templo,inflamado de zelo santo e flamejando com ira imaculada,ficaram perplexos diante desta demonstração de intenso zelo,até que se lembraram do que estava escrito: O zelo da tua casa me devorará.(João. 2.16-17 ;Salmos 69.9)

Assim como Paulo,neste aspecto,nós devemos procurar imitar Nosso Senhor.
Num exame atento de seus escritos e discursos revela-se,que o ideal que Paulo alimentava para os convertidos,era uma mente inflamada,com a verdade de Deus,ou seja um coração aquecido,abrasado com,o amor de Deus,e uma vontade que ardia de paixão pela glória de Deus.

Foi a ausência dessas qualidades o motivo das solenes palavras de Nosso Senhor à igreja de Laodicéia Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente,estou para te vomitar da minha boca.(Ap.3.15-16)
Tal acusação não poderia ser lançada à porta de Paulo, será que nós também estamos livres dela?

Alguém entusiasta e zeloso pode até impressionar os que o-seguem,sem querer faze-lo,Paulo conta revela o segredo de seu zelo imbatível:no zelo, não sejais vagarosos; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança,na tribulação sede pacientes; na oração, perseverantes;.. (Rm.12.11-21)

O Espírito Santo é a fornalha central que mantém acesa nossa veemência e zelo.

Outro dia enquanto assava alguns pedaços de carne,atirava água a churrasqueira,na intenção de controlar o fogo. E por um instante fiquei perplexo,porque ainda assim as labaredas cada vez mais se erguiam. O encanto se desfez quando percebi que um dos pacotes envolvidos em filme de poliéster havia se perfurado,lançando óleo (gordura) ao mesmo instante que eu lançava água as chamas. Pensei " Em um mundo onde há gente demais,pronta para atirar água fria ao zelo do cristão,este é o ministério gracioso do Espirito Santo.

Em todos nós há uma tendência sultil para "esfriar",e a todo instante necessitamos deste ministério de aquecimento do Espírito Santo.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Ah! Se você por acaso gostou do Blog,me ajude a divulga-lo fale com um amigo a respeito dele e insta-o a visitar. Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...